O PODER DA ESCUTA ACTIVA NA VIDA DE UM LÍDER

Uma das maiores e mais importantes lições que todo o aspirante a bom comunicador e/ou líder deve conhecer é que para sabermos falar bem devemos, primeiro, aprender a escutar. E não é por engano que o verbo usado foi escutar e não ouvir.

Ouvir é um acto que se prende com o simples uso de órgãos dos sentidos. A escuta envolve presença inquestionável, atenção ininterrupta, interpretação cuidadosa para uma compreensão e reacção prudente do que se diz.

O líder demonstra escuta activa quando ao ser interpelado por um dos membros da sua equipa enquanto caminha pelo corredor, no lugar de escutá-lo enquanto se afasta, escolhe parar, virar-se completamente para ele e ouvir o que tem a dizer.

A escuta activa também é demonstrada quando líderes recebem os seus colaboradores nas suas salas, e no lugar ouvir o que é dito enquanto terminam de enviar um e-mail ou verificam a confirmação de uma transferência, param os seus afazeres e escutam o que há por ser dito.

Se as posições fossem invertidas, qual não seria a sua felicidade ao sentir a consideração do seu Chefe para consigo a ponto de parar no corredor para uma conversa? Quão importante você se sentiria ao perceber que o seu Director fecha o computador, bloqueia a tela do celular, e pousa a lapiseira somente para lhe ouvir com atenção?

Psicólogos afirmam que a sensação de ser escutado e compreendido equipara-se à de saber que se é amado. O líder que escuta é visto como humilde porque demonstra abertura para aprender; motiva a sua equipa a partilhar as suas ideias porque ainda que não sejam implementadas, ao menos são tomadas em consideração.

Escutar permite conhecer quem trabalha consigo além do que diz sobre si mesmo e, como defende o exímio negociador do FBI, Chris Voss, pessoas que lidam com a contra-parte acreditando que não há nada novo por descobrir tendem a ser péssimas negociadoras, porque a boa negociação depende, entre outras coisas, de uma escuta activa, visto que cada detalhe é revelador e pode transformar o rumo do processo.

Portanto, se realmente quiser liderar de forma inspiradora, soprar vida e exalar motivação para os seus colaboradores, escute-os e comunique isso o tanto que puder, e desfrute de uma equipa motivada, produtiva e orientada em direcção aos elementos estratégicos da organização.